6 TED talks imperdíveis para profissionais de tecnologia (mais bônus)

Autor: larissa

14 de agosto de 2019

Quem é profissional de tecnologia já sabe: é impossível ficar sem se atualizar nesse mercado. Seja com cursos, livros, palestras, filmes, enfim, o que não pode é não estar por dentro das novidades. Uma das alternativas para você ficar a par dos assuntos mais atuais desse universo são os TED Talks. 

Caso você ainda não conheça essa iniciativa, os TED Talks são palestras de até vinte minutos que podem ser assistidas pela internet. Isso deixa a informação mais acessível para todos. Quem não tem vinte minutinhos para tomar um café e se atualizar sobre o mercado? Ou até mesmo para escutar enquanto você preenche aquela planilha. 

As palestras do TED Talks são uma ótima alternativa para quem quer aprender algo novo ou se atualizar sobre os assuntos do mercado. E tem TED Talks de tudo que você puder imaginar (mesmo). 

Alguns dos assuntos que podem encantar os olhos de qualquer profissional de tecnologia (e que separamos para você) são: cibersegurança, mercado de trabalho e tecnologias inovadoras.

Confira algumas palestras imperdíveis:

1) O cibercrime no cotidiano

Os vírus e aqueles famosos cavalos de tróia podem te ver através da sua webcam ou roubar milhares de milhões de dólares. Ao longo desse TED Talks você vai descobrir que por dia temos 250 mil novos vírus de computadores. Parece um pouco assustador mesmo, e a verdade é que a sensação de ameaça e insegurança na web é realmente real. 

Esse TED Talks sobre Cibercrime No Cotidiano é apresentado pelo James Lyne, um especialista de cibersegurança. Ele conta um pouco sobre as possibilidades que são utilizadas para praticar espionagem e roubo de dados. (é possível ativar as legendas em português, se preferir).

E como esse tema é realmente muito interessante, vamos dar uma roubada aqui para te beneficiar! Segue mais uma lista de TED Talks sobre o tema de cibercrime para você se aprofundar no assunto: 

2) Ensinando computadores a aprender

Conceitos de Deep Learning e Machine Learning são alguns dos conceitos trabalhados por Jeremy Howard em seu TED Talks. O especialista em tecnologia mostra algumas das descobertas que estão sendo feitas nesse mercado. 

A palestra “As maravilhosas e aterradores implicações de computadores que conseguem aprender” fala um pouco sobre reconhecer padrões, fotos, objetivos, diferentes línguas. 

3) Big Data

Um dos temas mais comentado do momento é Big Data!. Um dos nomes desse assunto é o Kenneth Cukier, co-autor do livro “Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work and Think” (Big Data: Uma Revolução Que Transformará Como Vivemos, Trabalhamos e Pensamos).

Em seu TED Talks, Big Data is the better data, Kenneth Cukier fala sobre como você pode usar o Big Data para melhorar a sua análise de dados, obter informações relevantes. Embora seja um vídeo de 2014, essa é uma palestra muito indicada para profissionais de tecnologia. Certamente se ela ainda não passou pela sua lista de vídeos, chegou a hora de separar vinte minutinhos para ela. 

4) Corrida com as máquinas

Com um pouco mais de dez minutos, a palestra do diretor do centro de negócios digitais do MIT e associado ao National Bureau of Economic Research, Erik Brynjolfsson, fala sobre a substituição dos trabalhadores por máquinas.  

Você vai conhecer um pouco sobre o quanto as inovações podem nos beneficiar se pensarmos nos computadores como nossos colegas de trabalho. A chave para o crescimento? Corrida com as máquinas

5) Realidade Virtual

De um jeito espontâneo e engraçado, Chris Milk faz sua palestra de aproximadamente dez minutos sobre Realidade Virtual. Chris é um estudioso dessa área, e contando um pouco da sua experiência profissional (e pessoal), ele comenta sobre a importância dos projetos que são desenvolvidos através dessa tecnologia. 

Para quem está de olho, nas áreas como medicina, turismo, games, entre outros temas, a realidade virtual é uma grande promessa.  

6) O profissional do futuro

Você já pensou em se confessar para um robô padre? A ideia pode até parecer surreal, mas não é. E como a gente se preparada para esses empregos do futuro que hoje nem conseguimos imaginar como serão? Quais as habilidades necessárias?

Michelle Schneider conta em seus dezessete minutos de palestra como conheceu Alexandre Hohagen - um grande executivo brasileiro - por acaso no avião, e como aquela conversa a levou a pensar sobre O  Profissional do Futuro

Separei mais alguns bônus sobre o tema: 

Separando vinte minutinhos do seu dia (e às vezes até menos) você consegue se atualizar sobre o mercado de tecnologias e descobrir novos assuntos. Já se organizou para ver todos os TED Talks que comentamos?

Leia também Qual é o verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal e profissional? e Intraempreendedorismo: você leva para seu desenvolvimento profissional?

compartilhe:

Últimos Artigos

Tocar seus próprios projetos – como funciona na prática para o analista

Autonomia é uma das características mais procuradas por empresas de grande porte. Encontrar um colaborador que, além de compartilhar os valores éticos da empresa, consegue tocar seus projetos de maneira independente e competente, pode ser considerado um case de sucesso, quando o assunto for recrutamento e seleção. No Grupo Boticário, incentivamos a “autonomia com proximidade”. […]

CONTINUE LENDO

8 aprendizados sobre montar e organizar times com foco no cliente

Graduado em Administração de empresas, Filipe Ferrari entrou para o Grupo Boticário em 2010, como trainee. Durante a maior parte desse período, o administrador trabalhou no desenvolvimento de canais de venda direta e há aproximadamente 1 ano e meio mudou para a  área Comercial. O caminho trilhado por ele é mais um dos vários exemplos […]

CONTINUE LENDO

O que eu aprendi trabalhando na gestão de uma empresa nacional

Ocupar um cargo de gestão pode ser uma experiência enriquecedora para profissionais de diversas áreas. Viver uma dessas experiências em uma empresa nacional, do porte do Grupo Boticário, pode representar o empurrão que um profissional precisa para atingir níveis superiores de excelência. Para nos mostrar como essa vivência contribuiu para o desenvolvimento profissional de quem […]

CONTINUE LENDO