Grupo Boticário e sua Cultura Organizacional

Autor: matchboxbrasil

25 de abril de 2019

O que Define uma Cultura Vencedora ?

Empreendedorismo e paixão são as palavras que comandam a nossa Cultura Organizacional. Aqui, funcionários são valorizados e incentivados a conhecer novas áreas e participar da tomada de decisões. Ambiente de trabalho e relacionamento são nossas preocupações, porém, o foco no negócio nunca sai de cena.

Prova do sucesso dessa Cultura são os prêmios conquistados pelo Grupo. Entre vários reconhecimentos, em 2018, fomos escolhidos a empresa mais sustentável, na categoria de bens de consumo, pelo guia Exame de Sustentabilidade, um dos rankings mais importantes para setor. Paralelo a isso, em janeiro de 2019, ficamos em 1º lugar na lista das 50 Maiores Franquias do Brasil realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Antes de te contar mais sobre como essa Cultura que é diretamente ligada ao crescimento da empresa, exploraremos um pouco do significado dos termos “Cultura Organizacional” e “Cultura de Alta Performance”.

Cultura organizacional

Cultura Organizacional é um termo muito comum em ambientes corporativos, porém, será que você conhece o seu verdadeiro significado? Se olharmos para uma empresa como se fosse um mosaico e seus colaboradores como se fossem as suas peças, a cultura organizacional seria a cola que manteria essas peças unidas.

A maneira como os colaboradores se comunicam, a forma como o relacionamento com clientes e fornecedores é administrado, os comportamentos e hábitos que são incentivados ou reprovados dentro do ambiente de trabalho, como serão feitos os feedbacks… Tudo isso faz parte da Cultura Organizacional de uma empresa.

Ter todas essas regras muito bem definidas e transmitidas para os membros de uma organização é fundamental para que esses profissionais trabalhem juntos para conquistar os objetivos da companhia. Por outro lado, não ter essas práticas bem estabelecidas pode significar contratar colaboradores que não se encaixam bem na dinâmica da empresa, o que fará com que a sua passagem por ela não renda o que é necessário.

Um ponto importante, quando o assunto é Cultura Organizacional, é que toda a empresa tem regras e hábitos vigentes, porém, nem sempre eles são reconhecidos e divulgados. Por isso, quando uma instituição já existe, a cultura não será criada, ela será identificada, posta no papel e depois divulgada, para os que já trabalham na instituição e para aqueles que ainda serão contratados.

O que é cultura de alta performance

Cultura de alta performance, também conhecida como Cultura de Alto Desempenho, é um conjunto de regras e hábitos com foco em produtividade e resultados. Podemos olhar para ela como o conjunto de fatores que levarão uma organização a resultados superiores. Esses resultados podem ser medidos (como lucro financeiro) ou não (como a satisfação dos clientes e retenção de talentos).

Para que ela seja estabelecida, os colaboradores de uma empresa devem assumir uma posição de destaque. Um ambiente que incentiva o desenvolvimento dos seus funcionários, premia os que efetivamente contribuem para o sucesso da empresa e quebra barreiras para que a comunicação entre os profissionais de diferentes áreas aconteça de um jeito simples, pode ser considerado um ambiente de alta performance.

Uma liderança forte e ativa é fundamental para o processo. Os líderes são os responsáveis por transmitir aos colaboradores os objetivos da empresa e, também, por zelar pelo bem-estar da equipe. Além disso, um bom líder deve exercer a função de mentor, que ajuda seus funcionários a encontrar os caminhos corretos para o seu desenvolvimento profissional.

Para que uma empresa cultive uma cultura de alto desempenho sólida, suas metas devem ser muito bem definidas e qualquer decisão importante ou investimento relevante deve possibilitar que essas metas sejam atingidas. Esse cuidado ajuda organizações a não desperdiçarem recursos e tempo com movimentações pouco planejadas.

A cultura do Grupo Boticário

Desde muito antes de estar oficialmente escrita, a cultura do Grupo Boticário já existia. Nossos colaboradores são olhados como o nosso bem mais valioso, porém, os resultados também ocupam um lugar de destaque, quando pensamos no nosso dia-a-dia. Qualquer projeto, quando avaliado, deve suprir quatro objetivos: Trazer resultados financeiros, trazer resultados para a equipe, trazer resultados para os parceiros e trazer resultados para nossos consumidores. Só depois de cumprir todos esses requisitos, consideramos que um projeto ou produto fez sucesso de verdade.

Isso significa que a cultura do grupo não foca totalmente nas pessoas, nem no crescimento financeiro, ela escolhe o caminho do meio. O bom relacionamento entre nossos colaboradores é estimulado. um ambiente de trabalho agradável é uma constante preocupação e as decisões são tomadas de maneira colegiada, com contribuições efetivas dos colaboradores. Como resultado dessa cultura, o crescimento financeiro e estratégias de negócio também são constantes.

Quando pensamos em uma característica valorizada pela empresa, vindo dos nossos colaboradores, a palavra que surge é: empreendedorismo. Nossos funcionários enfrentam desafios grandes e muitas vezes inéditos, por isso, a capacidade de encontrar caminhos e soluções é extremamente estimulada! O Grupo Boticário é uma empresa “fazedora” e aqueles que compartilham desse tipo de habilidade e aproveitam todo o espaço que oferecemos para criar, têm grandes chances de se dar bem.

Buscamos sempre as pessoas mais adequadas aos nossos desafios, que compartilhem do nosso jeito empreendedor de trabalhar e que encarem seus desafios de um jeito sempre apaixonado. Além de espaço para tomada de decisão nos próprios projetos, nossos funcionários também são incentivados a conhecer novas áreas. Isso, para nós, só ajuda o negócio a crescer.

O nosso propósito é “Criar oportunidades para a Beleza transformar a vida de cada um e assim o mundo ao nosso redor” e resume muito bem como funciona a rotina da empresa. Acreditamos em criar nossas próprias oportunidades e fazer nossos sonhos acontecerem. Ao mesmo tempo, pensamos na transformação que pode ocorrer na vida dos colaboradores que fazem carreira ao nosso lado, além do impacto dos nossos produtos e serviços na sociedade. Atualmente, o grupo mantém duas reservas ecológicas, além de há muito tempo não praticar testes de produtos em animais. Esses e outros cuidados com o mundo também fazem parte da nossa cultura e refletem a transformação citada no nosso propósito.

Tem vontade de trabalhar em um ambiente que te desafia diariamente e incentiva o seu empreendedorismo? Gosta de encontrar soluções e caminhos para os desafios que aparecem na sua vida? Fique atento aos nossos processos seletivos!

compartilhe:

Últimos Artigos

TED talks

6 TED talks imperdíveis para profissionais de tecnologia (mais bônus)

Quem é profissional de tecnologia já sabe: é impossível ficar sem se atualizar nesse mercado. Seja com cursos, livros, palestras, filmes, enfim, o que não pode é não estar por dentro das novidades. Uma das alternativas para você ficar a par dos assuntos mais atuais desse universo são os TED Talks.  Caso você ainda não […]

CONTINUE LENDO

Conheça três livros que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional

Ao falarmos sobre uma carreira de sucesso, devemos ter em mente que o sucesso é um conceito relativo. Para alguns, sucesso é ocupar uma posição de destaque em uma empresa de grande porte, mesmo que isso signifique fazer renúncias na vida pessoal. Para outros, este sucesso é o resultado de um bom balanço entre vida […]

CONTINUE LENDO
vida pessoal e profissional

Qual é o verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

O primeiro problema, quando falamos sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é aquele pensamento que defende o enfrentamento de uma rotina de trabalho difícil e pouco prazerosa, para que uma vida pessoal possa ser aproveitada e compense todo esse esforço. É possível notar o quanto isso é cruel?  O segundo problema, que não é […]

CONTINUE LENDO