Conheça três livros que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional

Autor: matchboxbrasil

9 de agosto de 2019

Ao falarmos sobre uma carreira de sucesso, devemos ter em mente que o sucesso é um conceito relativo. Para alguns, sucesso é ocupar uma posição de destaque em uma empresa de grande porte, mesmo que isso signifique fazer renúncias na vida pessoal. Para outros, este sucesso é o resultado de um bom balanço entre vida pessoal e profissional. Existem ainda aqueles que acreditam que ser bem-sucedido é poder olhar para trás e poder afirmar que sentiu orgulho das funções que exerceu e do mundo que ajudou a construir. 

Independente de qual seja a sua versão de sucesso, dicas sobre como cultivar hábitos necessários para o seu desenvolvimento, como entender e controlar seus instintos emocionais e como desenvolver a capacidade de enxergar oportunidades em problemas complexos, podem ser aproveitadas por todos os que estão buscando seu lugar ao sol, no mercado de trabalho.

É por isso que criamos este post. Queremos te indicar três obras que te ajudarão a construir a carreira que você considera bem-sucedida. Mostraremos o ponto forte de cada publicação e como ela pode ser útil no seu caminho.

Resultado de imagem para O poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

O poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Escovar os dentes antes de sair de casa, ir ao banheiro antes de dormir, fazer exatamente o mesmo caminho para o trabalho todos os dias... Esses são só alguns dos nossos hábitos diários, que não precisam de nenhum tipo de planejamento. Você já se perguntou como essas ações tornam-se hábitos?

É justamente para te ajudar a entender esse processo de criação de um hábito, que indicamos este título. No livro, Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, nos mostra, com o auxílio de pesquisas e exemplos muito práticos, como nosso cérebro transforma uma simples atividade em um hábito difícil de quebrar.

Quer exemplos mais próximos do seu dia-a-dia no trabalho? Dar o play naquela ferramenta de gestão de tempo que vai ser útil na hora programar seus próximos dias de trabalho; dedicar 1 hora diária para aperfeiçoar seu inglês e, desse jeito, melhorar seu desempenho nas reuniões com fornecedores estrangeiros; fazer um follow up semanal com cada membro da sua equipe para verificar se o desenvolvimento dos seus colaboradores está andando em um bom ritmo; guardar dinheiro todos os meses para, num futuro próximo, conseguir investir naquela especialização que você sabe que será um grande trunfo no seu currículo...

É para te ajudar a cultivar esse tipo de hábito, os que contribuirão diretamente para a construção de uma carreira sólida e cheia de sucesso, que este livro foi escrito. Então, se você não sabe como fazer com que aquela demanda chata vire parte do seu dia-a-dia no trabalho ou não consegue dar o primeiro passo rumo ao seu próximo objetivo, esse livro é para você!

Resultado de imagem para Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso

Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso 

Um copo pode estar meio cheio ou meio vazio, vai depender da sua interpretação. O ditado pode estar batido, porém, resume bem o recado transmitido pelo livro Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso, escrito por Carol S. Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas dos EUA. 

Em sua obra, a professora apresenta o conceito de Mindset: O jeito como cada um encara os momentos difíceis da vida. Segundo ela, existem os que têm um mindset otimista e os que cultivam um olhar pessimista. 

A novidade nesse caso é que é possível escolher qual é o seu mindset, o que é extremamente útil para a vida profissional de qualquer um. Olhar para um obstáculo como algo passageiro que, se encarado com maturidade, pode te ajudar a provar o seu valor junto aos seus gestores, é muito melhor do que olhar para ele apenas como um momento de sofrimento, que não te trará nada no fim das contas, não é?

Poder observar a sua vida com um olhar gentil e otimista fará toda a diferença, naqueles momentos de dificuldades que são comuns em qualquer trajetória profissional, e é isso que a autora desta obra se propõe a fazer. Vale a pena conferir!

Resultado de imagem para Inteligência Emocional

Inteligência Emocional

Um bom relacionamento com colegas e gestores é um dos requisitos necessários para que uma carreira bem-sucedida seja construída. Mesmo que necessário, esse relacionamento nem sempre é simples, já que um ambiente de trabalho acolhe pessoas com diferentes origens, ideologias e opiniões. 

Uma das maiores dificuldades, na hora de construir relacionamentos frutíferos, é controlar as nossas reações. Respostas grosseiras, comentários irônicos e reações explosivas frequentemente ocorrem sem que o seu autor se dê conta do que está fazendo. Nessas ocasiões, a única coisa que pode ser feita é contabilizar os prejuízos. 

Para evitar aquele sentimento de ressaca moral que nasce logo depois de uma dessas reações citadas acima, o livro Inteligência Emocional, um clássico publicado em 1995, de autoria do Jornalista e psicólogo Daniel Goleman, nos ensina não só a entender quais emoções estamos sentindo, nos momentos de pressão ou dificuldade, mas também a controlar e direcionar nossas reações. 

Conhece aquela justificativa usada por todos os que têm dificuldade para mudar: “Esse é o meu jeito” ? Então, ninguém precisa mais dela. Confiram o conteúdo desta obra, que já é um clássico, e abandone aquelas reações que te impedem de chegar onde você quer. 

Fique atento aos nossos próximos posts! Queremos contribuir para o desenvolvimento de quem tem vontade de fazer a diferença no mercado de trabalho e construir uma bela trajetória profissional. 

compartilhe:

Últimos Artigos

TED talks

6 TED talks imperdíveis para profissionais de tecnologia (mais bônus)

Quem é profissional de tecnologia já sabe: é impossível ficar sem se atualizar nesse mercado. Seja com cursos, livros, palestras, filmes, enfim, o que não pode é não estar por dentro das novidades. Uma das alternativas para você ficar a par dos assuntos mais atuais desse universo são os TED Talks.  Caso você ainda não […]

CONTINUE LENDO

Conheça três livros que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional

Ao falarmos sobre uma carreira de sucesso, devemos ter em mente que o sucesso é um conceito relativo. Para alguns, sucesso é ocupar uma posição de destaque em uma empresa de grande porte, mesmo que isso signifique fazer renúncias na vida pessoal. Para outros, este sucesso é o resultado de um bom balanço entre vida […]

CONTINUE LENDO
vida pessoal e profissional

Qual é o verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

O primeiro problema, quando falamos sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é aquele pensamento que defende o enfrentamento de uma rotina de trabalho difícil e pouco prazerosa, para que uma vida pessoal possa ser aproveitada e compense todo esse esforço. É possível notar o quanto isso é cruel?  O segundo problema, que não é […]

CONTINUE LENDO