5 dicas de como fazer networking dentro da sua empresa

Autor: larissa

26 de julho de 2019

Embora todo mundo saiba da importância, ainda tem gente com bastante dúvida sobre como fazer networking. Quando se trata de criar bons relacionamentos com pessoas de dentro da sua empresa, ainda surgem questionamentos sobre a real necessidade disso. Afinal, vale a pena fazer networking com pessoas de dentro da sua empresa? 

A resposta é sim, vale muito. Principalmente se você estiver trabalhando atualmente em uma empresa muito grande, onde você não conhece todos os seus colegas de trabalho. É importante lembrar que o tempo passa muito rápido, nossa vida profissional pode mudar de uma hora para outra, e pode ser que novas oportunidades de trabalho surjam na nossa frente. 

Já ouviu alguma história circulando na sua empresa de um colega, que você só conhecia de nome, que pediu demissão e foi para uma oportunidade melhor? De repente, aquela nova empresa que ele está indo é exatamente a empresa dos seus sonhos. Como você reage nessa situação?

E essa história nem precisa ir tão longe. Já conheceu algum colega que mudou de área dentro da própria empresa, e agora finalmente se encontrou profissionalmente?

Fazer networking com as pessoas do seu atual trabalho te abre portas futuras. Além disso, esse contato com seus colegas de trabalho também:

Por isso, não deixe de lado a chance de conhecer seus colegas e confira as 5 dicas de como fazer networking dentro da sua empresa atual. 

1) Participe dos eventos da sua empresa

Assim como fazer networking com profissionais de fora, fazer networking dentro da sua empresa pede que você frequente eventos. Seja a festa de final de ano, seja a comemoração de aniversário da sua colega de time. É importante que você se atente aos eventos que são oferecidos dentro do seu ambiente de trabalho e se abra para conversar com seus colegas.

Além de fazer novas amizades, você vai entender quem está em qual área, quais são as atividades daquela pessoa, trocar LinkedIn, e quem sabe, futuramente, trocarem oportunidades e experiências? 

2) Parabenize seus colegas

Pode ser um comentário na mudança de cargo que apareceu no seu LinkedIn, como pode ser um abraço na hora do café. Da mesma forma que gostamos de ser reconhecidos pelos nossos resultados e vitórias, seus colegas de trabalho tem esse desejo. 

Perguntar como foi a experiência; como ele está se sentindo com um projeto finalizado ou com uma promoção; se mostrar disponível para ajudá-lo em próximos objetivos. Essas pequenas demonstrações já ajudam a melhorar o networking dentro da empresa.

3) Faça trocas de conhecimento

Do mesmo jeito que você busca fazer networking para novas oportunidades e novos aprendizados, seus colegas procuram algo semelhante. Por isso é importante entender o networking como uma troca. 

Aproveite tanto os eventos quantos as redes sociais para compartilhar coisas novas que você aprendeu, experiências de trabalho, falar sobre aquele curso que fez toda a diferença na sua carreira, e muito mais. Quando oferecemos um conhecimento, aumentamos a chance da pessoa lembrar de nós e da nossa capacidade. 

4) Tenha um parceiro para te ajudar no networking

Se você faz parte do time de pessoas introvertidas, esse tópico pode te ajudar bastante. É comum as pessoas terem dúvidas de como fazer networking sem se sentir desconfortáveis ou intrusas. Nesses casos, uma boa alternativa é se juntar com quem divide da mesma sensação que você (ou até mesmo de quem tem mais facilidade com isso), e juntos fazerem networking. 

Divulgue os trabalhos do seu parceiro, comente sobre suas experiências com ele, e como isso te ajudou de alguma forma. E em troca, seu parceiro fala de você. É claro que nesses casos é muito importante você confiar mesmo no trabalho desse colega assim como ele no seu. Quando essa confiança existe, essa estratégia ajuda a aumentar tanto suas redes de contato quanto o alcance do seu conteúdo. 

5) Não seja repetitivo nas conversas

Se você acredita que a melhor forma de fazer networking é falar um “bom dia”, agradecer ao elogio ou dar um like no post do seu colega, você está bastante enganado. Um bom networking exige muito mais do que isso. É importante conversar. 

Por exemplo, alguém te fez um feedback sobre seu projeto e te ofereceu bons insights. Ao final do trabalho, vá até ela, diga como os insights foram usados, quais os resultados que eles trouxeram ou como a ajuda foi bem vinda. 

Foi a uma palestra e lembrou de um colega? Converse com o palestrante, pergunte se terão novos eventos do gênero, diga que conhece um grupo de pessoas que podem se interessar pelo evento. Converse para só então compartilhar contatos.

Agora que você já sabe quais são as 5 principais dicas de como fazer networking dentro da sua empresa, você precisa colocar tudo em prática. Comece com seus colegas de equipe, depois colegas da sua área de conhecimento, e aos poucos você vai saber o que cada um na empresa faz e como eles podem te ajudar.

Leia também Intraempreendedorismo: você leva para seu desenvolvimento profissional? e Qual é o verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

compartilhe:

Últimos Artigos

TED talks

6 TED talks imperdíveis para profissionais de tecnologia (mais bônus)

Quem é profissional de tecnologia já sabe: é impossível ficar sem se atualizar nesse mercado. Seja com cursos, livros, palestras, filmes, enfim, o que não pode é não estar por dentro das novidades. Uma das alternativas para você ficar a par dos assuntos mais atuais desse universo são os TED Talks.  Caso você ainda não […]

CONTINUE LENDO

Conheça três livros que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional

Ao falarmos sobre uma carreira de sucesso, devemos ter em mente que o sucesso é um conceito relativo. Para alguns, sucesso é ocupar uma posição de destaque em uma empresa de grande porte, mesmo que isso signifique fazer renúncias na vida pessoal. Para outros, este sucesso é o resultado de um bom balanço entre vida […]

CONTINUE LENDO
vida pessoal e profissional

Qual é o verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

O primeiro problema, quando falamos sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é aquele pensamento que defende o enfrentamento de uma rotina de trabalho difícil e pouco prazerosa, para que uma vida pessoal possa ser aproveitada e compense todo esse esforço. É possível notar o quanto isso é cruel?  O segundo problema, que não é […]

CONTINUE LENDO