desenvolvimento pessoal

3 livros que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional

Autor: fernando

9 de agosto de 2019

Ao falarmos sobre uma carreira de sucesso, devemos ter em mente que o sucesso é um conceito relativo. Para alguns, sucesso é ocupar uma posição de destaque em uma empresa de grande porte, mesmo que isso signifique fazer renúncias na vida pessoal. Para outros, este sucesso é o resultado de um bom balanço entre vida pessoal e profissional. Existem ainda aqueles que acreditam que ser bem-sucedido é poder olhar para trás e poder afirmar que sentiu orgulho das funções que exerceu e do mundo que ajudou a construir. 

Independente de qual seja a sua versão de sucesso, dicas sobre como cultivar hábitos necessários para o seu desenvolvimento, como entender e controlar seus instintos emocionais e como desenvolver a capacidade de enxergar oportunidades em problemas complexos, podem ser aproveitadas por todos os que estão buscando seu lugar ao sol, no mercado de trabalho.

É por isso que criamos este post. Queremos te indicar três obras que te ajudarão a construir a carreira que você considera bem-sucedida. Mostraremos o ponto forte de cada publicação e como ela pode ser útil no seu caminho.

Resultado de imagem para O poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

O poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Escovar os dentes antes de sair de casa, ir ao banheiro antes de dormir, fazer exatamente o mesmo caminho para o trabalho todos os dias... Esses são só alguns dos nossos hábitos diários, que não precisam de nenhum tipo de planejamento. Você já se perguntou como essas ações tornam-se hábitos?

É justamente para te ajudar a entender esse processo de criação de um hábito, que indicamos este título. No livro, Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, nos mostra, com o auxílio de pesquisas e exemplos muito práticos, como nosso cérebro transforma uma simples atividade em um hábito difícil de quebrar.

Quer exemplos mais próximos do seu dia-a-dia no trabalho? Dar o play naquela ferramenta de gestão de tempo que vai ser útil na hora programar seus próximos dias de trabalho; dedicar 1 hora diária para aperfeiçoar seu inglês e, desse jeito, melhorar seu desempenho nas reuniões com fornecedores estrangeiros; fazer um follow up semanal com cada membro da sua equipe para verificar se o desenvolvimento dos seus colaboradores está andando em um bom ritmo; guardar dinheiro todos os meses para, num futuro próximo, conseguir investir naquela especialização que você sabe que será um grande trunfo no seu currículo...

É para te ajudar a cultivar esse tipo de hábito, os que contribuirão diretamente para a construção de uma carreira sólida e cheia de sucesso, que este livro foi escrito. Então, se você não sabe como fazer com que aquela demanda chata vire parte do seu dia-a-dia no trabalho ou não consegue dar o primeiro passo rumo ao seu próximo objetivo, esse livro é para você!

Resultado de imagem para Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso

Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso 

Um copo pode estar meio cheio ou meio vazio, vai depender da sua interpretação. O ditado pode estar batido, porém, resume bem o recado transmitido pelo livro Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso, escrito por Carol S. Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, uma das mais prestigiadas dos EUA. 

Em sua obra, a professora apresenta o conceito de Mindset: O jeito como cada um encara os momentos difíceis da vida. Segundo ela, existem os que têm um mindset otimista e os que cultivam um olhar pessimista. 

A novidade nesse caso é que é possível escolher qual é o seu mindset, o que é extremamente útil para a vida profissional de qualquer um. Olhar para um obstáculo como algo passageiro que, se encarado com maturidade, pode te ajudar a provar o seu valor junto aos seus gestores, é muito melhor do que olhar para ele apenas como um momento de sofrimento, que não te trará nada no fim das contas, não é?

Poder observar a sua vida com um olhar gentil e otimista fará toda a diferença, naqueles momentos de dificuldades que são comuns em qualquer trajetória profissional, e é isso que a autora desta obra se propõe a fazer. Vale a pena conferir!

Resultado de imagem para Inteligência Emocional

Inteligência Emocional

Um bom relacionamento com colegas e gestores é um dos requisitos necessários para que uma carreira bem-sucedida seja construída. Mesmo que necessário, esse relacionamento nem sempre é simples, já que um ambiente de trabalho acolhe pessoas com diferentes origens, ideologias e opiniões. 

Uma das maiores dificuldades, na hora de construir relacionamentos frutíferos, é controlar as nossas reações. Respostas grosseiras, comentários irônicos e reações explosivas frequentemente ocorrem sem que o seu autor se dê conta do que está fazendo. Nessas ocasiões, a única coisa que pode ser feita é contabilizar os prejuízos. 

Para evitar aquele sentimento de ressaca moral que nasce logo depois de uma dessas reações citadas acima, o livro Inteligência Emocional, um clássico publicado em 1995, de autoria do Jornalista e psicólogo Daniel Goleman, nos ensina não só a entender quais emoções estamos sentindo, nos momentos de pressão ou dificuldade, mas também a controlar e direcionar nossas reações. 

Conhece aquela justificativa usada por todos os que têm dificuldade para mudar: “Esse é o meu jeito” ? Então, ninguém precisa mais dela. Confiram o conteúdo desta obra, que já é um clássico, e abandone aquelas reações que te impedem de chegar onde você quer. 

Fique atento aos nossos próximos posts! Queremos contribuir para o desenvolvimento de quem tem vontade de fazer a diferença no mercado de trabalho e construir uma bela trajetória profissional. 

Leia também Qual é o verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal e profissional? e Intraempreendedorismo: você leva para seu desenvolvimento profissional?

compartilhe:

Últimos Artigos

carreira no varejo

Carreira no Varejo – Principais Desafios e Oportunidades

Uma ocupação para quem ficou desempregado e está em busca de algo mais promissor, uma forma de ganhar dinheiro enquanto um curso superior ou o ensino médio são concluídos, ou simplesmente a oportunidade que apareceu em um momento de pouco foco. Todas essas são formas bastante comuns de pensar, quando o assunto é: uma carreira […]

CONTINUE LENDO
gestão feminina

Gestão Feminina – Como liderar apoiando outras mulheres?

Quando falamos sobre gestão feminina, é comum que as dificuldades até hoje enfrentadas por mulheres para alcançar posições de gestão sejam lembradas, porém, há algum tempo essa realidade está se transformando. Além do número crescente de empresas que apresentam lideranças femininas em seu quadro de colaboradores, a influência que essas profissionais exercem sobre mulheres que […]

CONTINUE LENDO
TED talks

6 TED talks imperdíveis para profissionais de tecnologia (mais bônus)

Quem é profissional de tecnologia já sabe: é impossível ficar sem se atualizar nesse mercado. Seja com cursos, livros, palestras, filmes, enfim, o que não pode é não estar por dentro das novidades. Uma das alternativas para você ficar a par dos assuntos mais atuais desse universo são os TED Talks.  Caso você ainda não […]

CONTINUE LENDO